domingo, 23 de agosto de 2015

AS COMPETÊNCIAS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO


 AS COMPETÊNCIAS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO
Fala, galera! Está chegando a hora!!!
Estamos cada vez mais próximos da prova. Vamos aproveitar esses últimos dias para passar algumas dicas importantíssimas para vocês terem ainda mais segurança na hora do exame. Resolvi, neste post, resumir os aspectos importantes para a REDAÇÃO, tendo por base o Guia do Participante, divulgado pelo INEP em 2012. Basicamente, os critérios este ano serão os mesmos, portanto, fiquem atentos. Anexei o documento completo ao final para que vocês possam ter acesso a maiores detalhes.
O processo de correção
Como sabemos, a redação passa por dois avaliadores diferentes. Cada um atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências e a soma desses pontos resulta na nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
 A discrepância
É considerado que há discrepância quando a divergência de notas atribuídas pelos avaliadores ultrapassar 200 (duzentos) pontos ou for superior a 80 (oitenta) pontos em qualquer uma das competências. Caso haja essas diferenças, a redação passa por um terceiro avaliador para, posteriormente, haver um consenso. (maiores detalhes no guia em anexo)

Vamos às competências:

·         Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita:

Aqui serão avaliados critérios, como:
·         ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
·         precisão vocabular;
·         obediência às regras gramaticais de:
·         concordância nominal e verbal;
·         regência nominal e verbal;
·         pontuação;
·         flexão de nomes e verbos;
·         colocação de pronomes átonos;
·         grafia das palavras;
·         acentuação gráfica;
·         emprego de letras maiúsculas e minúsculas;
·         divisão silábica na mudança de linha.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias  áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do  texto dissertativo-argumentativo:
Nessa competência, é avaliada a sua capacidade de conectar as informações do mundo real com o seu texto de forma pertinente, demonstrando que você está atualizado e bem informado. Isso deve ser feito, sem deixar de respeitar a estrutura dissertativa argumentativa - introdução, desenvolvimento e conclusão.
Segue um esquema divulgado no Guia:


(Fonte: Guia do Participante. A redação no ENEM 2012)

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,  opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
Basicamente, nesta competência leva-se em consideração a argumentação do seu texto. Analisa-se a criticidade, ou seja, a sua capacidade de argumentar de forma clara e objetiva. O texto precisa tercoerência do início ao fim. As ideias devem seguir uma sequência lógica de raciocínio. Lembrem-se de que as informações da introdução devem ser coerentes com a conclusão da redação. O seu texto é uma unidade de sentido.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários  para a construção da argumentação:
Aqui são avaliados os mecanismos linguísticos utilizados para encadear as ideias na redação –coesão textual.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,  respeitando os direitos humanos:
Nessa última e importante competência, são analisados os seguintes itens:
·         presença de proposta x ausência de proposta;
·         proposta explícita x proposta implícita;
·         proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.

CUIDADO!
A redação no ENEM recebe nota 0 (zero) caso vocês:
·         fujam totalmente do tema;
·         não obedeçam à estrutura dissertativo-argumentativa;
·         façam um texto com até 7 (sete) linhas;
·         redijam impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação;
·         desrespeitem os direitos humanos (desconsideração da  Competência 5);
·         deixem a folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.

IMPORTANTE!
Não copiem informações dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova. Isso acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas. Além disso, isso prejudica bastante aoriginalidade do seu texto. Sejam criativos e originais em suas ideias. A banca corretora valoriza isso.
Além disso, procurem escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas na hora da correção.
título é um elemento opcional na produção da sua redação, entretanto um título interessante ecoerente pode enriquecer seu texto, causando uma boa impressão no corretor.
A seguir, temos um esqueminha básico, retirado do Guia do participante:


(Fonte: Guia do Participante. A redação no ENEM 2012)

Caso tenham alguma dúvida, recorram às aulas de redação postadas aqui anteriormente. Aproveitem e façam uma revisão geral. A seguir, estão os links mais importantes para a redação:

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM?

COMO TRABALHAR O DISCURSO NA REDAÇÃO?

O PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO

OS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO

O PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO

A COERÊNCIA E A COESÃO NO TEXTO


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