ÉTICA E RESPEITO
A Ética deve refletir sobre os fundamentos e os princípios da
moral buscando o enfrentamento de desafios.
A palavra ética vem do
grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento
humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de
filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento
humano pelo seu valor moral.
Observe as situações abaixo nas aulas de Educação Física e
reflita no conceito de Ética.
Situação
1
Durante a aula de Educação
Física, no momento de realização de uma atividade lúdica para alunos do segundo
ano, havia um aluno que apresentava limitações motoras. A atividade era
basicamente a realização de um circuito com cordas, cones e arcos, que os
mesmos deveriam vivenciar. Porém, o aluno como apresentava dificuldades motoras
demorou um pouco mais para realizar todo o circuito em comparação com os
demais. Neste instante outro aluno (AL.1) disse:
[...] “Vai logo, você é
muito lerdo, vai mais rápido, anda logo”
Esta situação fez com que a professora parasse
imediatamente a atividade por alguns minutos para dialogar com os alunos sobre
respeito, pondo-os sentados em círculo. A mesma questionou o aluno (AL.1) por
que se referiu desta forma ao colega. Então o aluno respondeu: [...] “Porque
ele demorou muito”
[...]. A professora esclareceu sobre a
diversidade humana e que as pessoas são diferentes. A mesma ressaltou a
necessidade de respeitar o próximo com as características, dificuldades e limitações
que apresentam. Neste momento, um dos demais alunos pediu à professora que
repetisse a atividade, pois ele iria ajudar o aluno no percurso. Assim foi
feito, e a cada nova atividade outros alunos também se prontificaram em ajudar
o colega nesta e nas atividades seguintes, inclusive o próprio aluno que o
ofendeu (AL.1).
A professora questionou o aluno (AL.1) se ele
não deveria se desculpar com o colega ofendido por ele, e ele afirmou que sim e
assim foi feito sem resistência por parte do mesmo.
Segundo Daólio (2005) a Educação física, deve
considerar que todos os alunos, independentemente de suas diferenças e
limitações, são iguais no direito a sua prática, respeitando-o. A professora
pela sua intervenção impediu a exclusão do aluno da atividade e sua frustração
e ao mesmo tempo contribuiu para que os alunos vivenciassem uma ação solidária
e de respeito para com o colega.
Situação
2
Durante a aula de Educação Física para alunos
do quinto ano, no momento de realização de um jogo de regras denominado
“queimada” cujo objetivo era acertar todos os 6 colegas da outra equipe com uma
bola, “queimando-os”, foi observado que grande parte dos alunos que eram
queimados mentia alegando que a bola não havia encostado neles.
A reincidência desta atitude
por parte dos alunos, fez com que a professora interrompesse a atividade e os
colocasse sentados em círculo a fim de dialogar sobre honestidade. A professora
esclareceu que não faz sentido praticar uma atividade lúdica com base na
desonestidade.
Nesse momento, um aluno
(AL.2) comentou: [...] “Mas no futebol, sempre vemos os atletas simulando
faltas enganando o juiz agindo também com desonestidade” [...].
A professora explicou que
esse tipo de conduta é errado, que independentemente do tipo de esporte, seja
profissional (de alto rendimento) ou educacional (ensinado na escola), deve
haver respeito pelo adversário obedecendo às regras do jogo e agindo com
honestidade. Esclareceu que as virtudes de honestidade, respeito e justiça não
são exclusivas do esporte educacional e que devem ser constantemente
vivenciadas no jogo competitivo exigindo um esforço constante.
É preciso reconhecer que as
virtudes devem estar presentes no esporte escolar, repudiando-se os vícios, que
não são exclusivos do esporte de alto rendimento, mas que também estão
presentes no âmbito escolar.
Acrescentou que no esporte profissional os
interesses financeiros envolvidos, como pressão dos patrocinadores pela vitória
para maior exposição da sua marca, podem motivar que determinados atletas
assumam condutas erradas a fim de alcançarem a vitória a todo custo, o que deve
ser avaliado, julgado e punido, já que neste existe uma justiça desportiva.
Em seguida o jogo foi retomado com uma
modificação. Embora a professora permanecesse coordenando a atividade, a mesma
passou a responsabilidade para os alunos, que teriam de assumir que foram
“queimados” sem que a professora tivesse alguma intervenção. A cada momento em
que um aluno reconhecia que havia sido “queimado” a professora o elogiava por
ser honesto. Tal postura assumida por parte da professora contribuiu para a
valorização da conduta calcada na prática da virtude honestidade nas ações do
educando, vivenciadas no jogo.
O jogo foi conduzido desta
forma e foi nítida a satisfação de todos os alunos, pois se sentiram mais
responsáveis e orgulhosos em conduzirem a atividade com honestidade.
Ao término da aula a professora reuniu
novamente os alunos enfatizando a necessidade de agirem com honestidade em
todos os jogos e também nas situações do cotidiano de cada um.
Situação
3
Durante uma aula de Educação
Física ministrada para uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, no
momento de uma atividade psicomotora, uma aluna caiu e se machucou sem
gravidade. Neste instante, como a escola não dispunha de enfermaria a
professora parou a aula para assistir a aluna com primeiros socorros
(curativos), pondo os demais alunos sentados.
Neste instante, um desses
alunos (AL.3) se lamentou com a professora alegando que o tempo da aula estava
passando enquanto a mesma assistia a aluna. O aluno dizia: [...] “Professora, o
tempo da aula está passando, vamos continuar a atividade” [...]. Diante desta
situação, após assistir aluna, a professora interrompeu a atividade por mais
alguns minutos, mantendo os alunos sentados para dialogar sobre amizade e
solidariedade.
Ela indagou aos alunos sobre
o que consideravam de maior valor naquele momento: a continuidade da aula ou a
ajuda à colega que havia se machucado. Os alunos disseram que era cuidar da
colega, então a professora enfatizou que a solidariedade à colega tem muito
mais valor do que a continuidade da atividade nestas condições. Todos
demonstraram compreender a explicação, inclusive o colega que havia se
lamentado (AL.3).
Este, após a discussão,
voluntariamente, pediu desculpas por sua atitude, reconhecendo-a como errada.
Situação 4
Em uma aula de Educação Física, antes do
início de uma atividade de cabo de guerra para uma turma de terceiro ano, a
professora enfatizou duas regras básicas relacionadas à segurança dos alunos:
1. Que os mesmos não enrolassem a corda no
braço;
2. Que se ela levantasse as mãos e apitasse
durante a atividade esta deveria ser interrompida imediatamente, pois
simbolizava uma situação de perigo com algum colega se machucando.
No início da atividade para
as duas equipes A e B, um aluno da equipe B caiu. Embora sem gravidade, por
precaução, imediatamente a professora levantou as mãos e apitou pedindo que a
atividade fosse interrompida conforme a regra previamente apresentada.
Um aluno (AL.4) da equipe A, que estava
vencendo na ocasião da interrupção ficou indignado alegando que faltava muito
pouco para a sua equipe ser a vencedora da atividade. O mesmo se lamentava:
[...] “Ah não professora, não era para parar, assim não tem graça, a gente
estava vencendo... só faltava um pouquinho para vencermos”[...].
Neste instante, a professora interrompeu a
atividade e pôs os alunos sentados para dialogar sobre amizade e solidariedade.
Pediu para que os alunos refletissem sobre o que naquele momento era mais
importante, vencer mesmo que o colega estivesse se machucando ou interromper a
atividade para ajudá-lo. Um dos alunos respondeu: [...] “Parar e ajudar o
colega é mais importante porque ele se machucou”[...].
Então a professora enfatizou
por meio do diálogo que a solidariedade é importante e representa que alguém
demonstra amizade pelo outro sem interesse próprio, e que a generosidade está
acima de qualquer vitória em uma atividade.
Enfatizou que todos que se lamentaram pela
interrupção da atividade agiram de forma errada, sem considerar a virtude
amizade pelo colega. A professora destacou que todos são amigos e, portanto, em
todos os momentos e em qualquer situação o correto é se apresentarem solidários
uns com os outros.
A conduta da professora na
situação acima retrata que as atividades presentes na aula de Educação Física
escolar, sejam competitivas ou cooperativas, podem e devem ser utilizadas como
instrumentos para o ensino da Ética pela Educação Moral, todas as vezes em que
houver uma oportunidade de intervenção.
Considerações Finais
Concluímos que o ensino da Ética integrado à
prática pedagógica da Educação Física é possível, por meio da Educação Moral,
pois situações de conflito vivenciadas pelos alunos permitiram uma rica
intervenção da professora, fundamentada em virtudes e em valores éticos.
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